6 livros que merecem adaptações cinematográficas | Parte 1

Hollywood vem vivendo uma fase de reboots e adaptações. Na última quinta (6) estreou nos cinemas o filme A Cabana, adaptação do best-seller de mesmo nome, que teve mais de 18 milhões de exemplares vendidos no mundo todo. Em setembro veremos o reboot de IT, filme de terror primeiramente lançado em 1990 e também uma adaptação da obra de Stephen King.

Essa fase traz a tona as expectativas dos amantes de livros em ver suas obras preferidas ganharem vida nas telas dos cinemas. Com isso, preparamos uma lista com 6 livros que merecem terem suas histórias adaptadas.

1 – Quem é Você, Alasca?


Ao meu ver, um dos melhores romances de John Green. A história é totalmente cativante, emocionante e impactante. É impossível ler e não se identificar com nenhum dos personagens.

Miles Halter, o gordo, é um adolescente que tem interesse em saber quais foram as últimas palavras de grandes personalidades. Ele acaba indo viver em Culver Creek, um colégio interno, onde conhece Alasca Young, a garota de olhos verde-esmeralda com um jeito muito intenso e maluco de viver a vida, por quem Gordo se apaixona.

Toda história é narrada pelo olhar do adolescente, suas descobertas, suas duvidas, seus sentimentos, todos são transmitidos de uma forma totalmente genuína e apaixonante, trazendo o leitor para o universo do Gordo e com isso, envolve, cativa e arranca muitas lágrimas.

O livro chegou a ser cotado para ter uma adaptação pela Paramount Pictures, mas o projeto foi engavetado.

2 – Eragon

Se você é apaixonado por dragões, magia e criaturas místicas, Eragon é uma aventura que, de certo, vai te conquistar.

O livro é o primeiro da trilogia, que acabou sendo denominada como Ciclo da Herança, já que o autor Christopher Paolini não conseguiu concluir toda a aventura em apenas três livros e a saga passou a ter quatro exemplares.

Eragon é um camponês comum de quinze anos que durante uma caçada encontrar uma pedra azul e acaba tendo a vida transformada de vez. A pedra na verdade é um ovo de dragão que se choca para o rapaz. A partir daí, Eragon descobre um mundo de magia, cavalheiros, dragões e muitos perigos.

Adaptações de aventuras mágicas costumam ser bem sucedidas no cinema, nosso maior exemplo é o consagrado Harry Potter, mas não foi o que aconteceu com Eragon.

Em 2006, uma adaptação foi lançada e distribuída pela 20th Century Fox. Toda a trama se desenrolou muito rapidamente, o roteiro foi bastante fraco e superficial, não conseguiu conquistar como no livro e recebeu bastante crítica, tanto dos fãs quanto dos críticos de cinema. Com isso, a adaptação não teve continuidade.

Agora, nessa fase de reboots, esperamos que alguma boa produtora volte os olhares para o grande potencial da aventura e queira leva-la novamente para as telonas.

3- A Seleção


A trilogia A Seleção é uma obra mais voltada para o público adolescente, alguns aspectos nos remetem brevemente ao universo de Jogos Vorazes, embora a questão política não seja o foco da história. Tudo gira em torno de um triângulo amoroso.

A narrativa se passa em Illéa, um país dividido por oito castas. A primeira corresponde a elite e a última, a parcela mais pobre da população.

Toda a história é narrada pela perspectiva de America, uma jovem da casta cinco, que passa por um processo de seleção e é escolhida junto de mais 32 garotas para participar de uma competição na qual a ganhadora se casará com o príncipe.

O grande problema é que America não queria participar da seleção por já ter um namorado, que é mantido em segredo dos país já que ele pertence a uma casta inferior.

A história é bastante leve, oferece momentos cômicos, reflexivos e apaixonantes. Talvez se a autora Kiera Cass tivesse se aprofundado mais nas questões políticas, na história da distopia, dos rebeldes que são contra a seleção, poderíamos ter uma protagonista mais forte, no estilo Katniss.

 

Continua…