A carreira de Robert Zemeckis começou ainda nos tempos de faculdade, com o curta-metragem ‘Field of Honor’ que ganhou o prêmio Student Academy Award além de ter obtido o interesse de Spielberg em seus trabalhos, tornando-se o produtor de seus filmes.
Logo em seguida Zemeckis se uniu ao colega de faculdade Bob Gale, para lançar ‘Febre de Juventude’ em 1978, comédia que narra a trama de fãs dos Beatles em uma jornada para encontrar seus ídolos, além de ‘Carros Usados’ em 1980, ambos não deram o retorno financeiro esperado e então veio ‘1941’, uma produção dirigida por Spielberg e escrita pela dupla Gale e Zemeckis, mas que também fracassou nas bilheterias.
Algum tempo depois ele teve a ideia de fazer um filme sobre um garoto que viaja no tempo, mas o seu currículo em bilheterias fez com que o projeto fosse sempre recusado, o que o levou a embarcar na aventura de ‘Tudo Por Uma Esmeralda’ de Michael Douglas, trabalho que o fez conhecer o compositor Alan Silvestri, com quem viria a trabalhar incessantemente em seus projetos futuros.
Pois bem, mesmo com produtores torcendo o olho e demitindo ele por desaprovarem a aventura, ela foi um grande sucesso de crítica e público, agora com sucesso e respeito e com um estúdio aprovando seu próximo projeto, Robert pode entrar de cabeça em ‘De Volta para o Futuro’, filme estrelado por Michael J. Fox, Lea Thompson, Crispin Glover e Christopher Lloyd que narra uma aventura cômica de ficção-científica sobre viagem no tempo, onde um jovem de 1980 volta aos anos 50 em uma máquina do tempo e para salvar sua existência precisa fazer com que seus pais se apaixonem.
Logo depois em 1988 embarcou em outra obra arriscada chamada ‘Uma Cilada para Roger Rabbit’, ambicioso filme baseado no livro “Who censored Roger Rabbit?” que uniu atores como Bob Hoskins e Christopher Lloyd e desenhos animados como Patolino e Mickey, com participações de várias produtoras como Warner e Disney. A trama falava sobre o mistério de um crime ocorrido em Desenholândia em Los Angeles na década de 40, e o principal suspeito é o astro de curtas Roger Rabbit, acusado de assassinar sua esposa o que faz com que o detetive particular alcoólatra que odeia desenhos Eddie Valiant tenha de solucionar esse caso, a obra foi um sucesso de público e crítica e garantiu 4 Oscars.
Em 1989 e 1990 ele retornou a sua história de viagem no tempo fazendo ‘De Volta para o Futuro 2’ e ‘De Volta para o Futuro 3’ criando assim um marco no cinema e uma das franquias mais amadas de todos os tempos.
Então em 1994 ele lançou o grande sucesso, “Forrest Gump – O Contador de Histórias”, que recebeu 13 indicações ao Oscars e obteve 6 estatuetas, contando a história de amor entre Forrest e Jenny, mostrando ao longo das décadas, todos os grandes acontecimentos da história americana com grandes efeitos especiais cruzando o personagem com filmagens reais unindo muito bem o humor e o drama, com impressionantes atuações de Tom Hanks, Gary Sinise e Robin Wright.
A partir daí ele focou em histórias mais complexas como ‘Contato e Revelação’ e ‘Náufrago’ no qual abordou temas como, o estado mental e a sobrevivência de um homem que se viu perdido em uma ilha, sendo mais um de seus grandes sucessos com Tom Hanks.
Após essa fase, ele como grande entusiasta dos efeitos especiais, acabou deslumbrado pelas tecnologias da animação digital 3D e seguiu fazendo produções como ‘A Lenda de Beowulf’, ‘Expresso Polar’ e ‘Os Fantasmas de Scrooge’, e apesar do primor técnico que se aprimorava a cada produção e das boas histórias contadas, não teve o retorno financeiro esperado, em parte por causa do grande investimento, mas também devido a estranheza causada em muitas pessoas por conta desse tipo de filme.
Era então chegada a hora dele retornar ao live-action, ato que o faz em ‘O Vôo’, longa que fala de um piloto que executa uma manobra surreal e inesperada para salvar diversas vidas, mas por estar sob efeitos de álcool e drogas durante a ocasião, acaba sendo julgado por isso.
Logo depois fez ‘A Travessia’, sobre o equilibrista que atravessou as Torres Gêmeas com apenas um cabo, mostrando que ele parece que retomou a forma de ‘Forrest Gump’ e ‘Contato’, querendo assim contar histórias sobre pessoas extraordinárias. Recentemente ele trabalhou em ‘Aliados’ com Marion Cotillard e Brad Pitt e ultimamente seu nome figura entre os mais cotados para assumir a direção de ‘The Flash’ da Warner, um diretor que fez história, se arriscou e continua por aí fazendo bons trabalhos e entregando histórias formidáveis.