O primeiro contato que tive com a série Dom foi o seu anúncio na Comic Con Experience, evento que ocorreu em São Paulo no ano de 2019.
Agora, quase dois anos depois, finalmente é anunciada a estreia da série brasileira Dom que conta a história de um belo rapaz da classe média carioca que foi apresentado à cocaína na adolescência, colocando-o no caminho para se tornar o líder de uma gangue criminosa que dominou os tabloides cariocas no início dos anos 2000: Pedro Dom (Gabriel Leone). Alternando entre ação, aventura e drama, Dom também acompanha o pai de Pedro, Victor Dantas (Flavio Tolezani), que, na adolescência, faz uma descoberta no fundo do mar, denuncia às autoridades e acaba ingressando no serviço de inteligência da polícia.
Como inspiração para produção a série o diretor Breno Silveira usou como materiais, o depoimento de Vitor, pai de Dom e um livro por Tony Bellotto Dom lançado em 2020, às notícias da época que foram divulgadas pela imprensa e sem contar as fontes dispostas a contar um pouco de sua experiência com o rapaz ou até mesmo na época.
Segundo, o diretor a história ser baseada na realidade o desafio é ainda maior, a vida não faz sentido, ela não tem uma ordem, já espectador precisa de curvas, ganchos, o principal desafio é entender como isso se torna um bom roteiro.
Silveira ainda revelou que trabalha a pouco mais de 10 anos neste roteiro e que tudo foi feito de forma gigante. 164 locações diferentes. Nunca foi feita uma série desse tamanho no Brasil, prezei por manter um ambiente 100% real e nada em estúdios.
Gabriel Leone foi questionado sobre o lugar do silêncio na sua atuação, e ele respondeu: “Eu tenho buscado no meu trabalho cada vez mais explorar a potência que existe no silêncio, tenho a gostar mais das dramaturgias que exploram o silêncio e reafirma que o silêncio foi fundamental para construção de seu personagem”.
Malu Miranda enalteceu o crescimento e força do Brasil no streaming e diz ter expectativa de que o projeto seja um sucesso mundial. “A força do storytelling do Brasil é extremamente forte. ‘Dom’ foi traduzido em mais de 30 línguas e para mais de 200 países”, ela enfatiza o quanto a série vai ser universal pelo fato de muitas pessoas se familiarizem com o conteúdo.
Dom é dirigida por Vicente Kubrusly e Breno Silveira, que também lidera a equipe de roteiristas formada por Fábio Mendes, Higia Ikeda, Carolina Neves e Marcelo Vindicatto. A série é produzida por Renata Brandão e Ramona Bakker, ambas da produtora Conspiração. O elenco também conta com Filipe Bragança, Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco, Digão Ribeiro e mais.
Os oito episódios de Dom serão disponibilizados no dia 04 de junho e ainda tem mais produção brasileira saindo do forno Manhãs de Setembro, é a próxima a ser lançada na plataforma no dia 25 de junho.