A 5ª Onda é um filme que inegavelmente segue a receita certeira de Hollywood para jovens adultos, é sim mais uma história sobre uma jovem protagonista que se vê frente a um mundo distópico, mas ganha muitos pontos pela escolha dos atores, pela direção do longa e pelo ritmo da história. É justamente por já estarmos acostumados com esse tipo de saga, que fica ainda mais possível ver qualidades que vão além do quesito originalidade.
O filme é uma adaptação do romance de Rick Yancey, o título se refere ao método de ataque usado por alienígenas que pretendem dominar a Terra, mesmo que para isso tenham de exterminar a humanidade. De forma gradual, através das chamadas “ondas”. A primeira onda é um pulso eletromagnético que destrói todo tipo de tecnologia. A segunda, um tsunami que acaba com as cidades costeiras. A terceira, um vírus mortal e assim por diante. Tudo isso serve para mostrar como a vida da protagonista, Cassie (Chloë Grace Moretz), uma típica colegial muda da noite para dia após a invasão.
Em duas linhas narrativas, que se encontram no final, Cassie se separa do grupo de crianças e adolescentes sobreviventes que foram levados pelos militares, o único problema é que durante esse desencontro a jovem se vê separada do único membro restante de sua família, seu irmão Sam. Assim a protagonista passa a tentar sobreviver sozinha, o que não dura muito tempo, já que logo é resgatada por Evan Walker (Alex Roe), jovem misterioso que promete ajudar Cassie em sua missão e acaba mexendo com o coração da mocinha.
Enquanto isso, no outro grupo sob o domínio dos militares está Ben Parish (Nick Robinson, de Jurassic World), a paixão colegial de Cassie. O menino é treinado e passa a ser o líder do esquadrão, que conta com os personagens de Tony Revolori (O Grande Hotel Budapeste), Maika Monroe (Corrente do Mal) e convenientemente com o irmão da protagonista, que passa a ser o protegido de Ben.
Apesar da fórmula certeira evidenciada pelo roteiro do trio Akiva Goldsman, Susannah Grant e Jeff Pinkner, que apostam nos elementos que o aproximam de franquias como Jogos Vorazes e Crepúsculo, como o obrigatório triângulo amoroso (que no caso desse filme está mais para um quadrângulo), A 5ª Onda apresenta novos bons atores e acerta ao misturar o cinema catástrofe, o romance intergaláctico e a crítica social, presente nas histórias distópicas. Se tudo der certo veremos Cassie em mais dois filmes, já que a história se trata de uma trilogia.
Data de lançamento: 21 de janeiro de 2016.
Direção: J. Blakeson.
Gêneros: Ficção Científica.
Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe.