Comédia é um gênero delicado, e muitas vezes subestimado por aqueles que acreditam que promover risadas esporádicas é o único objetivo, e a mesma é de fácil alcance. No entanto, passa longe disso, e um bom filme do gênero deve proporcionar a experiência do humor e entretenimento para a maior parte do público, sempre com o requinte de uma história convidativa e de personagens carismáticos. Felizmente esse é o caso de “Dupla Explosiva”, um longa que encontra em seu elenco e direção, o sucesso de sua produção.

Na trama acompanhamos um segurança particular que acaba sendo surpreendido pelo destino e precisará proteger o seu maior inimigo: um assassino de aluguel que está aguardando por seu julgamento. Mesmo com o ódio reciproco entre os dois, eles terão que unir forças para chegarem vivos até o tribunal.

O roteiro do filme sabe mesclar o humor e a ação com maestria, trazendo diversas cenas de perseguição e trocas de tiros, todas cheias de sangue e temperadas com uma violência visceral. Por outro lado, todo esse gore e tensão jamais ofuscam a comédia, graças ao excelente timing das piadas que são resultantes do belíssimo texto, e acima de tudo, da boa direção.

Ryan Reynolds é um ator que já provou ter diversas facetas em filmes de comédia, e aqui não faz diferente, entregando uma interpretação hilária, que só não se supera por conta do restante do elenco que também é grandioso. Samuel L. Jackson é o grande charme do filme, e acaba dominando todas as cenas em que protagoniza, parte desse resultado também é consequência da química entre ele e Ryan, que funciona muito bem e resulta nesse ótimo filme. Selma Hayek e Elodie Young também brilham em seus momentos, que acabam sendo menores em relação aos dois protagonistas, mas jamais ficam inferiores em termos de atuação.

A direção de arte é carregada de bons cenários que em síntese funcionam como um deleite para a destruição que acontece do início ao fim do filme. O mais comum inclusive, é que os personagens de Reynolds e Jackson invadam os ambientes pacíficos e simétricos em seu design, trazendo destruição e caos, os deixando completamente devastados. Nada de novo, mas ainda é funcional em filmes do gênero.

A direção de fotografia também é de suma importância para o resultado divertidíssimo que o longa alcança. Trata-se de um filme que equilibra ação e muito humor, portanto os movimentos de câmera sincronizados com a edição frenética criam um clima intenso de adrenalina que contagia o expectador.

“Dupla Explosiva” não é excepcional nem como um filme de ação, nem como uma comédia de fato, mas consegue misturar os dois gêneros muito bem, de tal forma que fisga a atenção do público durante as suas quase duas horas de duração. É um filme que não surpreende, mas diverte do inicio ao fim.

REVER GERAL
Roteiro
7
Direção
8
Atuações
8
Direção de Fotografia
7
Direção de Arte
6
Criador e editor da Cine Mundo, trabalho com conteúdo online há mais de 10 anos. Sou apaixonado por filmes e séries, com um carinho especial por Six Feet Under e Buffy The Vampire Slayer.