Tratar de algo tão em pauta na sociedade atual como a mudança de sexo através do cinema, poderia ser um desafio, mas o londrino Tom Hopper (O Discurso do Rei) foi buscar na incrível história de Lili Elbe, a primeira transsexual a passar por uma operação de mudança de sexo, a inspiração que precisava.
Baseado no livro de David Ebershoff (referenciando uma história real), A Garota Dinamarquesa se passa na década de 20 na Dinamarca, em um período de grande efervescência para a arte. Em meio a isso, um jovem casal de artistas é tido como modelo, Einar (Eddie Redmayne), pinta paisagens delicadas e vive de seu sucesso, enquanto Gerda (Alicia Vikander), pinta retratos, mas não é reconhecida. A luta por atenção, faz com que Gerda procure outros tópicos para sua pintura, ela passa a pedir que Einar pose com roupas femininas, porém enquanto a pintora inicia uma nova fase, seu marido começa uma jornada de autoconhecimento.
Apesar de toda a responsabilidade de transmitir a história estar nas mãos do casal principal, a cumplicidade dos atores transmite os sentimentos através da tela. Eddie Redmayne, vencedor do Oscar 2014 por A Teoria de Tudo, mais uma vez prova sua capacidade de interpretar personagens densos e com uma grande carga emocional, mas a grande surpresa é a atuação de Alicia Vikander, que rouba a cena, afinal da vida a uma personagem de muita força, que numa época onde uma pessoa que questionava sua sexualidade era considerada louca, abdica do próprio marido em prol de sua felicidade partindo dela a força que conduz a transformação de Einar.
O filme é extremamente sensível e delicado, conta com a bela fotografia de Danny Cohen e com o figurino cuidadoso de Paco Delgado, que ajudam a criar a atmosfera da época. Mas o ponto principal é que A Garota Dinamarquesa é um filme com alma, que conta uma história de amor real transportada para uma época em que a questão do gênero é um tema tão oportuno.
Data de lançamento: 11 de fevereiro de 2016 (Brasil).
Direção: Tom Hopper.
Gênero: Drama.
Elenco: Eddie Redmayne, Alicia Vikander, Ben Whishaw.