Crítica: Os Croods 2: Uma Nova Era

Os Croods 2: Uma Nova Era, produção da Dreamworks Animation, acompanha a jornada dos Croods em busca de um novo lar. Durante a aventura, eles se deparam com uma família moderna, com costumes completamente diferentes dos deles, os Bemelhores. A família, composta por Esperança Bemelhor (voz de Juliana Paes), Bem Bemelhor (voz de Rodrigo Lombardi) e a filha Aurora, leva uma vida bem diferente da dos homens das cavernas.

Os Croods foi um sucesso de bilheteria, o primeiro filme lançou em 2013, dirigido por Chris Sanders, Kirk DeMicco, apresentou a família mais querida da era pré-histórica e divertiu com uma trama simples, após sete anos, o longa que agora dirigido por Joel Crawford que tem experiência em animação adquirida em Trolls – Dias de Festa (2017), mostra no segundo filme uma família ainda mais entrosada precisando explanar o mundo fora da sua bolha, e conviver com outras pessoas o que não é fácil, ainda mais quando se trata de uma cultura diferente.

Baseado na história de Kirk DeMicco e Chris Sanders, o roteiro de Os Croods escrito por Kevin Hageman, Dan Hageman, Paul Fisher e Bob Logan, a história, é um grande abalroamento entre o novo e o velho em que Grug e Ugga tem um papel funcional, além de terem uma relação de equilíbrio, ela é bem centrada e Grug está bem desestabilizado com a possibilidade de sofrer a síndrome do ninho vazio, a Eep (Luísa Palomanes) é o melhor arco narrativo, decidida e madura, ela é mulher empoderada e livre e pode servir de inspiração para muitas garotas, já seu irmão Trunk fica um pouco apagado, mas serve de alívio cômico. Outro ponto interessante, é a adição dos novos personagens como o Guy (Raphael Rossatto) gira em torno do flerte amorosos com  Eep, mas surpreende por não cair no típico triângulo amoroso com a presença de Aurora que ao se deparar Eep desenvolvem uma grande amizade quebrando o tabu de rivalidade feminina.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é croods-2-1024x577.jpg

A rivalidade, fica a cargo das duas famílias, a composta por por Esperança Bemelhor, Bem Bemelhor e os Croods em que suas divergências gritam e as descobertas das coisas simples são interessantes de acompanhar, até que o não cumprimento de uma regra resulta em uma batalha épica entre as famílias e animais.

Tudo é muito colorido e mais aprimorado tecnicamente do que no primeiro filme, as cores das frutas, e o excesso de luzes dão mais vida a obra que também se preocupa em propor reflexões nas cabecinhas das crianças, a forma de viver de cada família e o respeito a individualidade são apresentados de forma lúdica para manter a importância da convivência saudável.

Os Croods 2: Uma Nova Era é um filme para todos os públicos, eleva na qualidade visual e mostra o quanto é agradável estar na companhia dessa família e eu já quero mais aventuras com eles!