Crítica: Perseguição na Neve

Estrelado pelo indicado ao Oscar, Tom Berenger, conhecido por seu papel no clássico Platoon (1986), Perseguição na Neve acompanha um solitário veterano de guerra, o Jim Reed (Berenger) que acaba em uma caçada mortal quando se envolve, acidentalmente, em um crime em uma de suas caçadas acaba se deparando com uma grande quantia de dinheiro e ele vai lutar com todas as suas forças para não perder essa maleta.

O longa foi dirigido e coescrito por John Barr que atuava como diretor de fotografia, mas nesse ele assume a sua primeira direção em longa metragem que foca na maior parte do tempo na atuação do protagonista e a ambientação na floresta gelada e cheia de neve, o que traz um clima mais cinza para a trama e consecutivamente tem mais facilidade para apresentar as dores desse personagem tão complexo, solitário, que se isola devido ao seu próprio passado e apenas sobrevive um dia de cada vez.

Como o título sugere, o filme se torna uma perseguição, e filme de perseguição é interessante aquele que consegue fazer o expectador torce para o protagonista, aqui o caçador idoso, com as suas limitações devido a idade e a doença, e o ator consegue desempenha bem as cenas de ação, em contrapartida o bando de ladrões que ele enfrenta, acabam se tornando palermas e negligenciado um pouco a própria proposta. Uma outra questão do filme, é o ritmo, ele demora um pouco a engatar, mas é um trabalho mais próximo da realidade, ele destoa um pouco dos filmes de perseguição que estamos acostumados, ele utiliza recursos mais práticos, menos tiro, porrada e bomba.

Voltando a questão do elenco de apoio, o pouco tempo que eles têm em tela é apenas para fazer o filme funcionar, Debbie Thibault (Kristen Hager) é mais um recurso para desenvolver a humanidade de Jim, mas de forma bem rasa.

Perseguição na Neve entrega um filme mais pacato do gênero, que conta com uma atuação segura de Tom Berenguer e uma direção de fotografia bem ornamentada que possivelmente se deriva da experiência do recente diretor que começa a sua carreira entregando um trabalho que precisaria de uma edição mais lapidada para dar dinamicidade ao filme.

O filme distribuído pela Synapse Distribution, chega hoje (02) de Julho, as plataformas digitais da Claro Now, Vivo Play, Sky Play e iTunes/Apple TV.