Em julho Aruanas chegará ao Globoplay e mostrará a rotina de Luiza (Leandra Leal), Natalie (Debora Falabella) e Verônica (Taís Araújo), fundadoras de uma ONG de defesa do meio ambiente, e da estagiária Clara (Thainá Duarte) na investigação de uma denúncia anônima, crimes e uma série de evidências que ligam uma poderosa mineradora a garimpos ilegais na Amazônia.
Aruanas vai além do suspense e da ação ao levantar o debate sobre a preservação da biodiversidade, alertar para a crise ambiental mundial e valorizar e proteger o trabalho de ativistas. Passada na fictícia Cari, cidade do interior do Amazonas, a série de 10 episódios é um convite a sonhar com um futuro mais justo e sustentável.
Através da história dessas três amigas, a obra aborda ainda os dramas pessoais de cada uma delas, como relacionamento abusivo, adultério, traição de amizade e briga judicial pela guarda de um filho.
O elenco conta com Debora Falabella, Camila Pitanga, Luiz Carlos Vasconcellos, Bruno Goya, Leandra Leal, Taís Araújo, Thainá Duarte entre outros.
Produzida pela Globo e pela Maria Farinha Filmes, Aruanas é escrita por Estela Renner e Marcos Nisti, com direção artística de Carlos Manga Jr e direção geral de Estela Renner. A série, cujo roteiro foi escrito com Pedro Barros, tem ainda parceria técnica do Greenpeace.
A produção é a nova série original Globoplay e chega à plataforma de streaming no dia 2 de julho como parte de uma estratégia de lançamento mundial, com a parceria técnica do Greenpeace e o apoio de cerca de 28 ONGs de atuação internacional, será a primeira vez que uma produção original Globoplay será lançada simultaneamente no Brasil e no exterior.