Após estreia no FID, Festival Internacional de Cinema de Marselha, na França, Fendas primeiro longa-metragem do diretor Carlos Segundo, terá sua primeira exibição no dia 22 de outubro, terça-feira, às 21h45, no Espaço Itaú Frei Caneca, na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Selecionado para a Mostra Competição Novos Diretores, o filme acompanha a história de Catarina, uma pesquisadora e captura imagens de pessoas à distância. Ao mergulhar nessas imagens, provocando nelas distorções e desconstruções, Catarina se defronta com um novo tipo de espectro sonoro.
Ela passa a ouvir os sons da imagem [ambiente e vozes] a partir da luz, que atravessa os espaços sonoros do mundo sendo estimulada por eles, e chega até a câmera. À Catarina cabe a recodificação fonética desses espaços sonoros.
“Esse mergulho é também o gatilho para diferentes imersões dentro da história. Tempo e espaço são reconstruídos e fazem emergir discussões que envolvem diferentes aspectos da vida da personagem: conflitos e sentimentos internos, dúvidas científicas, arqueologia social e etc”, afirma o diretor Carlos Segundo.
Um filme que desloca o particular para o universal, o singular para o plural, e propõe uma diferente forma de se relacionar com as impossibilidades da vida, acrescenta ainda o diretor.
Doutor em cinema pela Unicamp e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Segundo é um diretor, roteirista e montador brasileiro. Dirigiu, entre outros, os curtas Subcutâneo (2018), Balança Brasil (2017) e Ainda Sangro por Dentro (2016). Fendas é seu primeiro longa-metragem.
Fendas na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
22 de outubro (terça-feira) – 21h45 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 3
23 de outubro (quarta-feira) – 17h30 – Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5
27 de outubro (domingo) – 14h – Espaço Itaú de Cinema – Augusta 1
Confira a programação da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo aqui.