Filme brasileiro “Gabriel e a Montanha” é ovacionado em Cannes

“Gabriel e a Montanha” foi o único longa metragem brasileiro a ser selecionado para o festival de Cannes desse ano. O filme foi exibido nesse domingo (21), durante a mostra “Semana da Crítica” que acontece paralela ao festival.

O longa é dirigido por Fellipe Barbosa e conta a história real de Gabriel Buchmann, um economista que viajou para a África com o objetivo de analisar de perto a pobreza e se qualificar para um doutorado na UCLA, nos Estados Unidos. No filme, a história real tem roteiro baseado em anotações, e-mails de Gabriel para a mãe e a namorada e entrevistas com pessoas que cruzaram seu caminho na África. Gabriel morreu, em 2009, de hipotermia após decidir subir o Monte Mulanje, pico mais alto do Malawi com mais de três mil metros de altitude, sem a companhia de um guia. Seu corpo foi encontrado dias depois na subida da montanha.

“O significado de uma viagem só pode ser definido após o retorno. Gabriel não teve a oportunidade de retornar. Minha motivação para fazer esse filme foi descobrir o significado da viagem que ficou perdido e compartilhá-lo, que é exatamente o que o Gabriel teria feito”, explica o diretor, Fellipe Barbosa.

No longa João Pedro Zappa interpreta Gabriel, enquanto Caroline Abras vive Cris, sua namorada. Segundo o que foi divulgado, o filme teve uma recepção extremamente positiva durante o festival.