Mulheres são destaque nos curtas-metragens selecionados para o 22º Cultura Inglesa Festival

Na última quarta-feira (02), foram divulgados os curtas-metragens selecionados para o 22º Cultura Inglesa Festival e dentre os destaques temos dois documentários que abordam um olhar feminino diante do que é “ser mulher” em uma sociedade machista.

Cultura Inglesa Festival
Sample, de Ana Julia Travia.

Em “Sample”, dirigido por Ana Julia Travia, é retratado a superação do trauma do racismo através do afeto e do amor. Na história somos apresentados a duas pessoas que ainda não se conhecem, mas compartilham uma origem em comum e que, graças ao racismo cotidiano, acabou sendo apagada.

O curta é inspirado na canção “What You Don’t Do”, da cantora britânica Lianne La Havas. Segundo a diretora “A canção de Lianne trouxe a inspiração que faltava no filme, pois tinha ideia do projeto há algum tempo na minha cabeça. Foi um dia ouvindo a música que eu tive o estalo para começar o roteiro de fato”.

Já em “O Vestido”, de Carla Saavedra Brychcy, acompanhamos um importante momento na vida de uma menina de 11 anos, que vivencia a sua primeira menstruação durante um dia de compras com a irmã adolescente.

O Vestido, de Carla Saavedra Brychcy.

Para a diretora “é um trabalho de imersão no feminino. Tive a intenção de explorar as referências externas e as ansiedades com as quais as mulheres lidam num momento tão transcendental quanto o início da sexualidade”. A cineasta já conta com algumas passagens por festivais nacionais e internacionais com seus curtas anteriores: “Feliz Cumpleaños” (2015) e “O Espírito do Bosque” (2017).

22º Cultura Inglesa Festival ainda conta com uma extensa lista de atividades que inclui exposições, dança e shows. A programação completa do festival, assim como mais informações sobre as atrações podem ser conferidas no site:  www.culturainglesasp.com.br/festival


Serviço – Exibição de Curtas-Metragens

  • Local: Sala Cultura Inglesa do Centro Brasileiro Britânico – Duke of York Auditorium
  • Data: 26 de maio (sábado)
  • Horários:
    “Sample” 18h20; 19h; 19h40; 20h20; 21h; 21h40
    Classificação etária: 10 anos
    “O Vestido” 18h; 18h40; 19h20; 20h; 20h40; 21h20
    Classificação etária: 12 anos
  • Entrada: Franca  (Retirada de ingressos 1 hora antes de cada exibição)