Akira Toriyama conhecido como um dos maiores gênios dos mangás que gerou um impacto mundial com Dragon Ball e Dragon Ball Z faleceu aos 68 anos.
Na mensagem publicada na madrugada de sexta-feira diz:
“Queridos amigos e parceiros,
É com profundo pesar que informamos que o criador de mangá Akira Toriyama faleceu em 1º de março devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos de idade.
É nosso profundo pesar que ele ainda tinha várias obras em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muitas outras coisas a conquistar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo.
Informamos a vocês esta triste notícia, com gratidão pela sua gentileza durante sua vida.
O serviço fúnebre foi realizado com sua família e pouquíssimos parentes. Seguindo seus desejos por tranquilidade, respeitosamente informamos que não aceitaremos flores, presentes de condolências, visitas, oferendas e outros. Além disso, pedimos que se abstenham de conduzir entrevistas com sua família.
Planos futuros para um encontro comemorativo ainda não estão decididos, iremos informá-los quando estiverem confirmados. Agradecemos profundamente sua compreensão e apoio como sempre.”
Grandes autores como influenciados por seu trabalho prestaram respeito em mensagens como o criador de One Piece, Eiichiro Oda que disse:
“Admiro muito você desde criança, e até me lembro do dia em que você me chamou pelo nome pela primeira vez…Espero que o céu seja um mundo agradável tal como você o imaginou.”
O criador de Naruto, Masashi Kishimoto também lamentou o falecimento:
“Honestamente, não sei o que escrever ou como escrever sobre algo tão repentino…Quando nos conhecemos pela primeira vez, eu estava tão nervoso que não consegui dizer uma palavra.”
Toriyama iniciou carreira em 1978 com Wonder Island publicada na Weekly Shonen Jump, mas conquistou sua fama com Dr. Slump, publicada semanalmente na Shonen Jump de 1980 a 1984, gerando 18 volumes encadernados e eventualmente se tornou o primeiro anime baseado em uma obra dele.
Após isso criou a famosa franquia de Dragon Ball que foi um dos pilares para o que foi conhecido como “a Era Dourada da Jump”. O sucesso fez com que ele trabalhasse de 1984 a 199 e durante esse período de onze anos, ele produziu 42 volumes. Além disso, o sucesso de Dragon Ball levou a produção de vários animes, filmes de longa-metragem, jogos e licenciamento de diversos produtos.
Ele ficou popular e consagrado devido ao traço simples juntamente do senso de design e de sua narrativa visual icônica e ágil, fora criar mundos fantásticos e cheio de humor e vida. Ele também trabalhou depois em personagens para a famosa e popular série de jogos Dragon Quest, assim como foi designer de personagens para o Chrono Trigger e Blue Dragon.
Os seus trabalhos depois de Dragon Ball foram histórias curtas que incluem Cowa!, Kajika, Sandland e a paródia Neko Majin Z.
Em 2024 será lançado a adaptação em anime de Sandland contendo uma história inédita e será distribuído pela Disney+ e Dragon Ball Daima que foi criado e desenvolvido por ele trazendo uma nova aventura de Goku que promete voltar para as origens de suas obras.