Acostumados a ilustrar grandes heróis dos quadrinhos americanos, 59 artistas brasileiros se dedicaram agora à mitologia 100% nacional. No livro ilustrado Lendas, os maiores quadrinistas do país desenharam suas próprias versões de personagens do nosso folclore.
Boitatá, Boto, Chupa-Cabra, Cuca, Iara, Loira do Banheiro são alguns dos personagens retratados por nomes como Danilo Beyruth, Lucas Werneck, Gustavo Duarte, Adriana Melo, Cris Peter, Cris Bolson e Ivan Reis, responsável por assinar a capa ao lado de Marcelo Maiolo, na obra que já é uma das mais rentáveis da categoria no site de financiamento coletivo Catarse (http://www.catarse.me/lendas).
O livro arrecadou 284% da meta inicial em 40 dias de pré-venda, chegando a R$ 70 mil e quase 500 apoiadores. O lançamento oficial de Lendas acontece durante a CCXP – Comic Con Experience, de 06 a 09 de dezembro, quando os apoiadores também podem retirar o exemplar adquirido durante a campanha do Catarse. No evento, o livro em edição de luxo será vendido por R$ 90,00 no estande da Chiaroscuro Studios.
A obra reúne, além das ilustrações, um amplo trabalho de pesquisa com informações detalhadas sobre a origem e características de cada uma dessas criaturas, que podem servir como material de consulta sobre o tema para crianças, estudantes e entusiastas do folclore brasileiro, além dos fãs de quadrinhos e de cultura pop.
Com curadoria de Ivan Costa e Joe Prado, sócios da Chiaroscuro Studios, maior empresa de agenciamento de quadrinistas do mundo, responsável pelo gerenciamento de carreira de mais de 50 artistas do Brasil e do exterior e co-realizadora da CCXP – Comic Con Experience, algumas histórias foram escolhidas de acordo com a região onde cada artista vive. Por exemplo, a lenda do “Perna Cabeluda”, um símbolo da cultura recifense, recebeu os traços de Thony Silas, renomado desenhista pernambucano. Já o mito cearense “Princesa de Jericoacoara” foi desenhado por José Luís, que reside na pequena Itapipoca – CE.
Este é o terceiro anuário da Chiaroscuro Studios, criado para apresentar trabalhos inéditos dos artistas do estúdio seguindo um tema único. As edições anteriores, de 2016 e 2017, também contaram com pré-venda pelo Catarse e, assim como Lendas, figuram entre os projetos com maior arrecadação na categoria Quadrinhos da plataforma.