O 74ª Globo de Ouro já começou brilhando em seu Red Carpet, que rendeu belos trajes, penteados, poses e principalmente comentários marcantes como o da Evan Rachel Wood que trocou os clássicos vestidos deslumbrantes por um smoking igualmente elegante:
A atriz, que concorria na categoria de melhor atriz em série dramática, aproveitou para enfatizar seu objetivo de proporcionar uma representatividade aos jovens que acreditam que a cerimônia exige os clássicos vestidos;
“Eu não quero protestar contra o uso de vestidos, mas apenas queria que as mulheres que estão acompanhando a cerimônia, saibam que eles não são obrigatórios”
Evan era uma das minhas favoritas para receber o prêmio, no entanto quem levou a melhor foi Claire Foy de The Crown, série essa que ainda ganhou na categoria principal de melhor série dramática, desbancando produções grandiosas como Westworld e Game of Thrones, e até mesmo a carismática novata, This is Us.
Surpresas questionáveis a parte, quando adentramos no grupo de “minissérie ou telefilme” merecidamente American Crime Story ganhou como melhor série e melhor atriz pela delicada interpretação de Sarah Paulson. Infelizmente a série não teve tanta sorte na categoria masculina, apesar de ser a mais qualificada dentre as concorrentes.
No setor de comédia e musical, quem mais brilhou foi Atlanta que além de derrubar diversas pioneiras, ainda trouxe representatividade à lista desse ano.
Cinema
Sem dúvidas o setor cinematográfico foi o mais difícil para nós brasileiros já que muitos dos filmes em questão não chegaram a estrear no país. Ainda assim, alguns pontos foram memoráveis.
La La Land fez história ao levar 7 Golden Globes para casa, ou seja, venceram em todas as categorias das quais era elegível a concorrer. O filme estrelado por Ryan Gosling e Emma Stone estreia apenas no dia 19, o que deixa o público brasileiro ainda mais ansioso.
Outra grata surpresa foi Viola Davis ganhando como melhor atriz coadjuvante por seu papel em Fences. Além disso foi ela quem ficou encarregada de entregar o prêmio honorário Cecil B. DeMille à Meryl Streep, nos contemplando com um belíssimo discurso a respeito de suas influências na indústria do cinema.
Além de Viola, Meryl aproveitou o espaço para tecer algumas críticas severas ao governo em ascensão nos EUA. Donald Trump recém eleito como presidente do país é popularmente conhecido por suas rígidas leis acerca da imigração ilegal. A artista se posicionou contra e aproveitou para citar os diversos colegas ali presentes que não são nativos americanos, mas representam uma parcela grande da produção artística.
Confira o discurso completo legendado clicando aqui.
2016 foi sem dúvidas o ano mais marcante em atuações femininas, sendo assim a categoria de melhor atriz além de concorrida era uma das mais aguardadas pelo público. A torcida em sua maior parte ia para Amy Adams que teve dois filmes emblemáticos lançados recentemente aqui no Brasil, no entanto para a surpresa de alguns, quem levou foi a francesa Isabelle Huppert que emocionou todos aqueles que assistiram ao excêntrico “Elle” e contemplaram sua incrível interpretação no longa.
Deixando os prêmios de lado, ainda tivemos a lindíssima homenagem prestada a Debbie Reynolds e Carrie Fisher que contou com os melhores momentos da carreira das duas, além de algumas fotos que revelam mais da vida dessas incríveis artistas <3
https://youtu.be/x7ZHMamjXjY
Ao término dessa edição temos que reconhecer também a apresentação de Jimmy Fallon que encheu o palco de carisma desde a cômica abertura até o encerramento da noite. Ele de fato foi uma das melhores escolhas para designar essa função.
https://youtu.be/XaldSt0lc8o
O Globo de Ouro é uma das mais antigas e famosas premiações de Hollywood, popularmente conhecido por surpreender o público indo contra todos os favoritos, além de valorizar o novo em detrimento do que já foi cultuado anteriormente. Esse ano ele manteve seus paradigmas na maior parte, mas conseguiu brilhar marcado por diversos discursos icônicos que sem dúvidas serão lembrados por um longo tempo.
#Dica: Você pode conferir alguns dos principais looks da premiação no nosso Instagram (@cinemundoblog) que também se encontra a sua direita. Quanto a lista completa de vencedores é só clicar aqui.