“Mas é só MANGÁ/QUADRINHO!”
Olá pessoas, hoje estou aqui para comentar uma frase extremamente ignorante e preconceituosa… “mas é só mangá/quadrinho, não preciso levar a sério”.
Primeiramente, é muito importante comentar que todas as mídias devem ser levadas a sério! Todas elas tem obras boas e ruins, todas tem obras mais complexas e obras mais vazias, e assim vai. Não devemos colocar uma mídia sobre outra em questão de qualidade. Sem contar que é uma estúpida falta de respeito com os autores, que acabam sendo desnecessariamente subestimados, e também com todas as empresas que fazem o mercado dessa mídia funcionar.
Mas porque será que esse comentário existe?
Após refletir sobre o perfil das pessoas que afirmam essa frase, encontrei uma resposta, IGNORÂNCIA! Sim, meus queridos leitores, a característica que faz parte de todos nós (em quantidade diferente) e que leva ao dia a dia comentários e ações infelizes, não poderia deixar de dar as caras no enorme mundo das mídias artísticas. Pra você que é habitante de outro planeta, e graças a globalização interplanetária, caiu nesse post, vou te resumir o que é uma pessoa ignorante, é uma pessoa com baixo conhecimento em algo.
Indo a fundo com minha despretensiosa teoria….. é necessário lembrar que, quem sabe pouco, tem pouca bagagem pra comentar. Um primo meu, foi um dos infelizes que disse essa frase, no caso, sobre mangás. Meu primo é um entusiasta dessa mídia, porém nunca abrangeu suas leituras, sempre leu títulos da demografia shonen, a qual, é direcionada para crianças e jovens do gênero masculino. Grande parte dessas obras, não provocam pensamentos ou debatem temas profundos, ou seja, meu primo nunca leu uma obra que mostrasse o potencial de um mangá. A óbvia coincidência é, que todas as pessoas que disseram essa fala, apenas citaram obras simples no mesmo contexto. Tais pessoas infelizes, que eu citei, são ignorantes ou tem baixo intelecto para entender obras mais “cabeças” que já leram.
Pra quem acha que esse é um problema da nona arte, citarei um exemplo com cinema. Meu pai não acompanha nenhuma mídia, perguntando a ele, porque o mesmo não assistia filmes, o cinquentão respondeu… “os filmes são todos iguais, os finais são sempre felizes…”, essa é mais uma prova que a culpa é da ignorância, claro que existem filmes diferentes e com finais tristes.
Por exemplo, eu não leio livros, e nunca li nada tão incrível como a HQ “A última caçada de Kraven”, isso não quer dizer que a literatura, não tenha títulos dessa qualidade, mas sim, que eu nunca li nada desse calibre.
Mesmo assim, não posso deixar de afirmar, que a mídia que mais amo, é a mais subestimada!
Para terminar esse post, preciso passar duas mensagens, primeiro, não tenha preconceito com QUALQUER mídia. Segundo, procure por boas obras, não importando a mídia.
Obrigado a todos, esse foi meu primeiro post, continuem acompanhando o site e meus textos. Até a próxima!