Título: Cidade dos Fantasmas (Break My Heart 1000 Times)
Autor: Daniel Waters
Ano: 2016
Páginas: 320
Editora: Jangada
Imagine a seguinte situação, uma “fenda dimensional” se abriu e agora todas as pessoas veem e convivem com fantasmas todos os dias, seja no caminho para a escola, no cinema e até mesmo no banheiro de sua casa, esse é o contexto de Cidade dos Fantasmas.
Tudo começou com o “Acontecimento”, uma catástrofe ocorrida alguns anos antes do início da história, responsável pela morte de milhões de pessoas que, a partir daí, passaram a circular entre os vivos como fantasmas. O livro apesar de acompanhar a protagonista Verônica traz pontos de vista alternados em sua narração, algo que permite ao leitor tomar suas próprias conclusões.
Verônica Calder é uma típica colegial, porém a jovem apresenta uma personalidade forte, algo demonstrado desde o início do livro, afinal ela é uma das personagens mais habituadas aos fantasmas, ela abriga em sua própria casa duas aparições, um jovem misterioso que sempre visita seu banheiro pela manhã e seu pai já falecido que sempre aparece para o café com um sorriso no rosto.
O “Acontecimento” marcou os moradores da cidade de diferentes formas e enquanto alguns aceitam e tentam lidar com suas perdas, outros procuram respostas e justificativas, e há ainda aqueles que não aceitam os fatos e serão capazes de tudo para ter seus entes queridos de volta.
Expressando uma visão do cotidiano, a trama acompanha o dia a dia de Verônica e consequentemente das pessoas em seu entorno, assim somos apresentados aos seus colegas de classe, entre eles Janine, que passou de destemida à medrosa em um piscar de olhos depois do incidente que tirou as vidas de vários conhecidos seus, e Kirk, o encantador garoto comum que se interessa logo de cara pela complicada Verônica (ou Ronnie, como seus amigos a chamam).
A paixonite de Kirk pela protagonista vai motivá-lo a entender melhor as aparições que rondam a cidade. Procurando ganhar pontos com a garota e também em suas aulas de história o garoto começa a filmar e pesquisar o que leva um fantasma a aparecer em determinado lugar e porque ele apresenta determinado comportamento, sob a desculpa de estar colaborando com um livro de seu professor o Sr. Pescatelli. A manobra funciona e chama a atenção de Verônica, que começa a colaborar com as investigações de Kirk, aproximando os dois.
O único problema é que a exposição de Ronnie poderá colocá-la na pista e consequentemente no foco de um perigoso assassino.
Cidade dos Fantasmas é um suspense que tem um bom ritmo e uma história muito interessante, a única coisa que talvez se perca um pouco em meio a trama é um maior aprofundamento nas questões do “Acontecimento”, é difícil para o leitor compreender o que realmente aconteceu nessa situação. Porém, o livro tem uma excelente construção de seus personagens e traz um vilão realista e verossímil em meio ao contexto sobrenatural. Aliás esse livro deve virar filme em breve, a história teve seus direitos de filmagens adquiridos e a atriz Bella Thorne deve dar vida à Verônica.