[Resenha] Mundo Elemental – O Escolhido | Débora Santana

Título: Mundo Elemental – O Escolhido
Autora: Débora Santana
Gênero: Fantasia, Aventura
Editora: Arwen
Páginas: 457

A literatura nacional vem ganhando espaço considerável nas estantes das livrarias e vem conquistando cada vez mais leitores porém, como grande fã do gênero fantasia, percebo que ainda existe um certo receio da maioria dos jovens leitores em se tratando de livros nacionais do gênero, e acredito que isso aconteça devido a falta de originalidade de algumas histórias que em muito se assemelham à outras já muito conhecidas a nível internacional. É necessário, no entanto, se arriscar, pois existem, sim, muitos livros de fantasia incríveis e autores bastante originais em território nacional, esse é o caso de Mundo Elemental – O Escolhido de Débora Santana.

O livro conta a história Peter, que após perder seu avô parte em uma viagem com seu primo, e melhor amigo, Thomas, os dois vão para a casa da tia deles, Melina, zeladora da ilha Hamilton, na Austrália.

Chegando lá, os meninos, encantados com paisagens tão diferentes do conhecido cenário urbano de Manhattan, começam a desbravar a ilha, mas se perdem e acabam descobrindo um mundo inteiramente novo, cheio de mistérios e magia, onde seres e criaturas fantásticas, que eles acreditavam só existir em filmes e livros ganham vida. Porém nem tudo pode ser perfeito, aquele mundo tem sua própria profecia que diz que um dia surgirá o Escolhido que deverá enfrentar um poderoso feiticeiro que os assombra, o problema é que ao atravessar a barreira dos universos, Peter, passa a ser visto como o tão esperado salvador, agora cabe a ele decidir se volta pra casa ou tenta cumprir o destino que todos dizem ser dele.

Nesta terra incrível Peter e Thomas conhecem Lyla, que logo de cara fica amiga deles e passa a ajudá-los, mas a garota terá que lidar com seu próprio passado para tentar descobrir quem, ou o que, realmente é. Começa então uma jornada de autoconhecimento dos personagens, onde eles decidem se unir para buscar respostas sobre suas origens, pelo caminho eles vão descobrindo novos amigos que possuem seus próprios percalços e dúvidas e decidem acompanhá-los nessa jornada.

A primeira a se unir ao grupo é Megara, uma garota de muita personalidade e força, que tem como sua principal companheira uma pequena dragão chamada Pan, buscando vingar sua família, exterminada pelo grande vilão Magnus, a jovem guerreira decide se unir ao Escolhido. Seguindo viagem, o grupo conhece Eron, um jovem corajoso que também viu sua família ruir com a ascensão do perigoso feiticeiro. Agora com um grupo preparado, Peter e Thomas terão a oportunidade de aprender mais sobre aquele mundo e desenvolver novas habilidades de combate e defesa.

Durante a jornada e com todas as dificuldades que encontram no caminho o grupo logo fica muito próximo e passa a desenvolver uma preocupação com a proteção do outro, a partir desse momento Peter vê surgir um novo interesse por Lyla, que será retribuído pela garota, muito em breve eles irão descobrir que estavam destinados a se encontrar.

Juntos o grupo de amigos vive fantásticas aventuras, conhecem criaturas mágicas como fadas, centauros, elfos e etc., e tem acesso a importantes revelações que poderão mudar os rumos de suas vidas para sempre, selando o destino de cada personagem.

Mundo Elemental – O Escolhido é uma leitura muito rica e interessante para os fãs de fantasia, o livro apesar de trazer muitos recursos e seres já conhecidos do gênero é muito original, tanto no desenrolar e no ritmo da trama, como no posicionamento dos personagens, sempre equilibrado em personalidades muito diferentes entre si, mas ao mesmo tempo complementares. A escrita de Débora Santana é estratégica e surpreende tornando o livro um dos meus favoritos, bem ao lado de diversos autores estrangeiros e sem dever nada a eles.

REVER GERAL
Mundo Elemental - O Escolhido
Sou do tipo que chora em filmes, séries e livros, por isso mesmo me considero uma apaixonada. Reparo em coisas que pouca gente presta atenção como figurinos, cenários e trilhas sonoras.