Titulo: O Ciclista Mascarado
Autora: Neil Peart
Número de páginas: 334
Ano: 2016
Editora: Belas Letras
Sinopse:Pedale com o roqueiro Neil Peart em uma extraordinária jornada de bicicleta por estradas de chão batido, encontros com milícias armadas e crises estomacais na África Ocidental dos anos 1990. Graças a esse meio de transporte – rápido para ir de uma cidade a outra em apenas uma manhã e lento o bastante para perceber a alegria das pessoas humildes pelo caminho – a longa jornada proporciona surpresas, choques culturais, momentos de fome, sede e conflitos internos. Este é o livro de estreia de Neil Peart, compositor do Rush, a lendária banda de rock canadense, publicado originalmente em 1996 e só agora traduzido no Brasil. O clássico indispensável para quem está disposto a viver, como o ciclista mascarado, uma emocionante e desafiadora aventura sobre duas rodas.
Creio que várias pessoas já pensaram em viajar pelo mundo ou até mesmo por um continente inteiro. Neste livro vemos a trajetória de Neil Peart pela África Ocidental, ondem ele percorre todo o trajeto com uma bicicleta!! Antes de começar quero apresentar o Neil Peart para vocês!
Neil Ellwood Peart é um músico canadense, baterista da banda de rock progressivo Rush e escritor. Ele é considerado por muitos e pela revista Rolling Stone o melhor baterista de todos os tempos! Peart recebeu inúmeras premiações por suas performances musicais e é conhecido por sua agilidade, proficiência e energia. Além de músico, Peart também é um escritor prolífico, onde produziu diversas memórias e anotações sobre suas viagens.
O novo livro dele ‘O Ciclista Mascarado‘, é dividido em 3 partes: ‘Homem branco, para onde está indo?’,’Epifanias e apostarias’ e ‘Homem branco, o que você está fazendo?’.
Na primeira parte algo bem interessante me chamou a atenção, que foi quando ele e seus amigos foram para a delegacia, e um deles chegou a comentar que os polícias retiraram o filme da maquina fotográfica, pois no fundo da imagem tinha uma mulher com os seios a mostra. Mas o significado de tudo isso é que uma parte da população pensam que as pessoas tiram fotos que irão envergonhá-las e que ainda irá sensacionalizar a pobreza deles.
Em Epifanias e apostarias vemos uma questão bastante polêmica por um lado, que é a parte religiosa. Neil e o seu grupo chegaram em um lugar onde a população era influenciada pela cultura cristã. Missionários chegavam na região e erguiam igrejas por lá, com isso pode se pensar que poderia ajudar a população, como por exemplo, ensinar as pessoas a ler e a escrever. Em vez disso as pessoas eram apenas catequizadas, elas sentiam tanto orgulho por isso que nem se importavam com as suas próprias situações e o que estava prestes a vir.
Já na última parte, Neil e seu grupo tem alguns problemas com os policiais locais, principalmente por ser um estrangeiro e branco!!! Isso é a algo bem recorrente em um lugar onde a maior parte da população é negra e que tenha pessoas maldosas para praticar esse absurdo. 🙁
O Ciclista Mascarado é um livro bastante legal, onde podemos saber um pouco da cultura africana. Pode ser que muitas pessoas possam não se interessar pelo livro ao começar a ler,pois se trata da vivência de Neil durante a sua viagem. A editora Belas Lestras mandou muito bem na edição, a capa do livro ficou fantástica!
Posso falar que não irão se arrepender, a escrita é de fácil entendimento. O Ciclista Mascarado é aquele tipo de livro que você vai devorar em pouquíssimos duas! E ai.. bora dar uma pedalada pela África Ocidental? 🙂