Título: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Autor: George R. R.Martin & Gardner Dozois/ Com participação de outros autores.
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2015
480 páginas
A editora Saída de Emergência lançou neste mês o livro O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, que é a primeira de duas duas publicações sobre contos da coletânea ‘Rogues‘,que foi editada pelo George R.R. Martin e Gardner Dozois. Pra quem não sabe Rogues que é o título original,significa canalhas,que praticamente é os personagens que são apresentados no livro! E a gente do Cine Mundo vai resenhar dois contos por parte pra vocês!!! 😀
O primeiro conto apresentado no livro é o Como o Marquês Recuperou Seu Casaco, do grande escritor Neil Gaiman. Nesse conto Gaiman nos leva de volta a Londres de Baixo,que já é conhecida pelos seus leitores,pelo livro Lugar Nenhum!E também reencontramos o Marquês de Carabas,que é um dos personagens do livro.
Como vocês devem ter percebido pelo título a história mostra a busca do Marquês pelo seu casaco que foi vendido junto com outras coisas dele,por causa da sua ”morte”.O Marquês saiu vivo perante isso,ele acabou ficando somente com algumas sequelas. O casaco do Marquês,tem vários bolsos,a gola é bem chamativa…era um casaco de dar inveja a muita gente.E o Marquês vai fazer de tudo para encontrar o casaco, fora encontrar seu querido casaco o Marquês irá ajudar um homem cogumelo apaixonado, se livrar de um elefante que quer sua vingança e adentrar no território dos pastores!!
E como esperar de Neil Gaiman,temos uma história muito gostosa,bem divertida,com uma leitura bem prazerosa. E essa história pode ser lida mesmo você não lendo o livro Lugar Nenhum.
Proveniência é o segundo conto apresentado no livro,que é do autor David W. Ball,esse conto não é do gênero fantástico,David escreve livros de ficção histórica, e seu conto conta sobre a proveniência de uma obra do pintor Caravaggio,que estava perdida por muito tempo. Após um contato bem misterioso,descobre se que a obra de Caravaggio está com um velhinho de 70 anos chamado Max Wolf, e ele tem deficiência em uma das mãos!
Max é dono dono de uma galeria de arte e ele é conhecido por comprar e vender obras de artes pelo submundo do comércio. Os clientes de Max,são milionários que fazem de tudo para obter as peças independentes de como elas foram adquiridas!
Após ter adquirido a obra de Caravaggio,Max quer vende-lá para o seu mais importante cliente, o Reverendo Joe Cooley Barber! Um cara que ganhou sua fortuna através do negócio de “salvar almas”,sendo assim o reverendo ficou super interessado em adquirir a obra. E antes de fechar o negócio,Max conta a origem da obra de Caravaggio através dos séculos, ele fala desde a criação da obra até chegar em um vilarejo destruído pela segunda guerra mundial. Durante todo esse tempo a obra passou por contrabandistas,Ladões,e até por um General Nazista.
Proveniência mostra de onde surgiu a obra,e por onde passou.Esse conto nos prende muita atenção,pelo simples fato que ocorreu vários acontecimentos em relação a obra,e que nos surpreende em cada página! E vocês devem estar se perguntando: Qual é o desenho desse quadro? E eu digo – Só lendo pra saber!! rsrs 😛
Na próxima postagem irei falar sobre os contos: Qual é a sua profissão,da Gillian Flym e Um jeito melhor de morrer do autor Paul Cornell!!!