[Resenha] Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?

Título: Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?
Autor: Daniel Handler, sob o pseudônimo Lemony Snicket
Tradução André Czarnobai
Gênero: Literatura Juvenil/ Mistério
Editora: Seguinte
Páginas: 235

Se você sobreviveu aos 13 volumes de “Desventuras em Série” talvez esteja apto a dar início a série “Só Perguntas Erradas”, isso porque você provavelmente já está habituado a dramaticidade e o pessimismo característicos de Lemony Snicket. O primeiro livro da série, Quem poderia ser a uma hora dessas?, se propõe justamente a contar a história de Snicket e entender o que o levou a se envolver até a cabeça em tanto mistério.

Tudo começa quando o jovem Lemony, então com quase treze anos, inicia seu aprendizado em uma organização secreta e, para isso, precisa buscar respostas sobre um incidente envolvendo polvos para a produção de tinta, uma cidade decadente, uma floresta de algas marinhas e uma redação de jornal, mas enquanto tenta encontrar a solução para esse mistério ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas – que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele.

A começar por sua tutora Theodora Markson, as situações não são nada favoráveis ao garoto, ele é orientado pela última tutora do ranking, é experiente em fazer as perguntas inadequadas e encontrará muita gente confusa em seu caminho, mas por sorte poderá contar com a ajuda da perspicaz jovem jornalista Moxie Mallahan. Depois de um inexplicável roubo, Snicket segue com sua tutora ao minúsculo vilarejo de Manchado-pelo-mar, lá eles devem solucionar onde foi parar a estatueta de inestimável valor da Fera Ressonante, mas sem poder contar com a esperteza de Theodora, o jovem vai contar apenas com a sagacidade de Moxie.

Quem poderia ser a uma hora dessas? é um livro para quem sempre teve curiosidade em saber mais sobre Lemony Snicket e solucionar alguns dos mistérios deixados pela saga “Desventuras em Série”, afinal quem nunca se perguntou: Por que Snicket estava tão envolvido com a história dos Baudelaire? Ou: Como foi que ele entrou para uma certa organização secreta? Mas talvez essas sejam as perguntas erradas…

A verdade é que o livro é divertido e instigante, levando o leitor a acompanhar as pistas e as descobertas de Snicket junto com ele. Para quem já está habituado a escrita de Daniel Handler, talvez seja surpreendente iniciar essa nova leitura, isso porque as principais características do autor estão ai, mas a série “Só Perguntas Erradas” é bem menos sombria e densa do que a história dos irmãos Baudelaire, provavelmente por refletir o comportamento e os sentimentos de um jovem Snicket, que ainda tem uma visão simplificada e mais infantil da vida. A diagramação do livro também merece ser comentada, com as incríveis ilustrações de Seth o livro é cheio de detalhes, o que o torna incrivelmente elaborado e interessante.

REVER GERAL
Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?
8,5
Sou do tipo que chora em filmes, séries e livros, por isso mesmo me considero uma apaixonada. Reparo em coisas que pouca gente presta atenção como figurinos, cenários e trilhas sonoras.