A Sociedade Cinematográfica do Lincoln Center anuncia ROMA, de Alfonso Cuarón, como a peça central do 56º Festival de Cinema de Nova York (de 28 de setembro a 14 de outubro), a estreia acontece no Alice Tully Hall, na sexta-feira, 5 de outubro de 2018.
No filme inspirado na autobiografia de Alfonso Cuarón, ambientado na Cidade do México no início dos anos 70, somos inseridos no terreno físico e emocional de uma família de classe média ancorada de forma silenciosa e despretensiosa pela babá e empregada doméstica (Yalitza Aparicio).
O elenco é grandioso, mas a verdadeira estrela de ROMA é seu próprio universo, presente e vibrante, que traz desde acontecimentos inesperados que transformam a vida das pessoas até as menores alterações de humor e atmosfera. Cuarón nos conta uma história épica da vida cotidiana, ao mesmo tempo em que nos leva suavemente a uma vasta experiência cinematográfica, na qual tempo e espaço respiram e se desdobram majestosamente. Filmado em preto e branco e com uma sonoplastia inédita, ROMA é um trabalho realmente visionário.
Produzido por Esperanto Filmoj e Participant Media, ROMA é um lançamento Netflix e deve chegar aos cinemas ainda este ano no mundo todo.