O Catálogo de terror da Netflix nacional ainda é muito limitado, trazendo pouquíssimos filmes de qualidade.
Pensando nisso e aproveitando a maratona do mês do terror, eu resolvi listar alguns filmes indispensáveis para você assistir no conforto da sua casa.
Então prepara a pipoca e vamos lá.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]10 – A Hora do Pesadelo [/su_heading]
Esse remake pode não ter trago o impacto do original, tampouco trouxe a mesma interpretação, mas ainda assim é um slasher envolvente e assustador que merece ser visto.
O longa acompanha cinco jovens que começam a ser perseguidos por uma criatura bizarra com facas nos dedos, e o pior é que os ataques só acontecem durante os sonhos, porém seus danos permanecem ao acordar, isso é, se você acordar.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]9 – A Morte do Demônio (Evil Dead)[/su_heading]
Enquanto o original se consagrou no gênero trash, esse remake resolveu ser mais fiel na proposta do horror e terror, sendo um bom exemplo de releitura bem sucedida.
A história acompanha um grupo de amigos que vai passar um tempo em uma cabana na floresta com intuito de se distanciar da cidade e suas facilidades para ajudar Mia a se desintoxicar das drogas e seus vícios. O problema é que um deles encontra um livro sombrio que ao ser lido desperta uma força sobrenatural que possui e mata um por um do grupo.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]8 – Wolf Creek[/su_heading]
Esse se enquadra perfeitamente no delicioso gênero slasher e ganha um destaque na foma com que trabalha a tenção psicológica das personagens, o que permite que você se envolva e torça pelos mocinhos.
No filme é narrado a história de três amigos que estão viajando pela Austrália, nesse momento seguindo a caminho da região turística conhecida como “Wolf Creek”, acontece que nessas redondezas habita um psicopata xenofóbico que dedica seus dias em capturar e assassinar os estrangeiros que passam pela região.
O filme constrói sua história usando alguns relatos reais de pessoas desaparecidas na região! Vale ressaltar que o longa possui uma sequência e recentemente também ganhou uma série que merece sua atenção, porém ambos ainda não estão disponíveis no catálogo da Netflix.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]7 – Psicose [/su_heading]
Esse assistido nos dias de hoje se mantem mais como suspense do que terror propriamente dito, e por isso não chega a pegar o primeiro lugar, porém ainda assim é uma recomendação quase indispensável pois foi um dos precursores de tudo que foi produzido posteriormente.
Uma secretária resolve trair seu chefe e fugir com uma alta quantia de dinheiro nas mãos, no caminho ela passa por alguns momentos embaraçosos com a policia que está investigando o roubo, mas acaba conseguindo se safar, porém o seu maior problema é quando resolve parar em um Hotel no qual mudará totalmente o rumo de sua vida.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]6 – Carrie – A Estranha (1976)[/su_heading]
Essa versão original é uma obra prima do gênero, pois consegue carregar todo o horror do filme de forma sutil até seu ápice dramático, deixando uma mensagem positiva, aplicada de uma forma sangrenta e cruel.
Carrie é uma garota desprovida da própria vida, filha de uma mãe fanática religiosa que a mantem trancafiada em casa sem se quer conhecer sua própria fisiologia feminina, tendo a escola como único contato com o mundo exterior, ela acaba sendo vitima de bullying e taxada de estranha. O problema é que essa violência chega ao extremo e desperta a irá da garota que possui poderes telepáticos.
OBS: Na Netflix também está disponível o remake feito em 2002, portanto procure pelo filme registrado como 1976.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″] 5 – A Entidade[/su_heading]
Esse ganhou meu respeito pela forma como lida com a relação familiar, abordada de um jeito tão sutil e humanizada que permite que o público sofra junto com a família.
O enredo gira em torno de um escritor que acompanhado de sua família se muda para uma casa que anteriormente serviu de palco para diversos assassinatos. Durante a mudança ele encontra uma caixa repleta de fitas de vídeo contendo a morte de cada uma das famílias que abitaram a residência, sendo assim não demora muito para que a história comece a se repetir.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]4 – O Chamado (Versão Japonesa)[/su_heading]
Esse se desenvolve como um simples suspense que flerta com o drama, porém a sua mitologia é tão sombria que facilmente leva o público a uma atmosfera que muitos filmes de terror não conseguem. A Netflix possui tanto a versão original (japonesa) quanto a americana e suas respectivas sequências, mas a indicação aqui é para o longa japonês que traz uma abordagem ainda mais perturbadora a história.
A lenda abordada é sobre uma fita de vídeo VHS que quando reproduzida, a pessoa que assistir liberta uma entidade que a perseguirá durante sete dias, sendo que no último a pessoa será assassinada. O primeiro filme segue o desespero de uma mãe tentando salvar a vida do filho que está preso na maldição.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]3 – O Massacre da Serra Elétrica (2003)[/su_heading]
Mais um remake entrando na lista, porém esse é um dos que eu considero o melhor em termos de releitura, pois consegue trazer a mesma atmosfera sangrenta e assustadora do original, apesar de não ter o mesmo impacto.
Um grupo de turistas americanos dirigem pela estrada do México quando a gasolina da van acaba, tendo apenas um matadouro e uma casa próxima ao local. Em busca de um telefone ou algum tipo de ajuda eles acabam caindo na armadilha de uma família canibal, e sendo perseguidos por um psicopata com uma serra nas mãos.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]2 – Olhos Famintos[/su_heading]
Mais um slasher na lista! Esse se destaca pela mitologia construída acerca da criatura destemida que parece não ter limites dentro da missão de capturar seus alvos. É importante ressaltar a relação dos irmãos que protagonizam a obra, pois a química entre os dois ajuda a prender o público no sofá e torcer por suas vidas.
A história segue dois irmãos na estrada voltando para casa, quando resolvem parar e investigar um acontecimento estranho em uma antiga igreja na região, após esse ato indevido eles passam a ser perseguidos por uma criatura bizarra que desperta de tempos em tempos.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]1 – Sobrenatural[/su_heading]
James Wan é sem dúvidas o mestre dos filmes de terror e em sobrenatural seu potencial continua em evidência. O ponto chave do filme é em torno da relação familiar, principalmente entre pai e filho que funciona como meio condutor de todo o arco dramático da história. É um filme assustador e bonito ao mesmo tempo, pois trabalha a relação paterna de forma convincente e delicada, sem se esquecer é claro, do terror.
A história retrata um casal junto de seus filhos que acabam de se mudar para uma nova casa, e pouco tempo depois, misteriosamente um dos filhos entra em coma, mesmo com a ajuda médica nada parece funcionar, o que os faz pensar que haja alguma ligação sobrenatural entre a casa e o garoto. Porém após se mudarem a criança continua nas mesmas condições fazendo com que os pais procurarem a ajuda de uma médium para investigar o caso.
Gostou da lista? Já assistiu todos? Se você assim como eu é muito fã do gênero e já praticamente zerou essa lista, sugiro que procure por esses outros títulos logo abaixo, que embora não sejam perfeitos ainda merecem sua atenção, cada um por sua singularidade no gênero.
Confira:
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]Hush: A Morte Ouve[/su_heading]
Acompanha uma escritora surda e muda que mora em uma casa isolada no campo quando durante uma noite é surpreendida por um maniaco que quer tortura-la sem nenhum motivo evidente.
Sem dúvidas é uma belíssimo slasher, pois além de ter uma protagonista inteligente, o longa possui ótimas cenas de tensão acompanhadas de uma excelente direção.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]Você é o próximo[/su_heading]
Embora se sustente em um enredo clichê e possua atuações péssimas, esse longa se consagra pela personagem central que é exatamente o contrário das mocinhas indefesas clássicas.
O longa narra um jantar em família que começa bem, mas acaba terminando em uma discussão entre parente que não se viam há muito tempo, porém além do clima de confusão, a família começa a ser atacada por pessoas mascaradas que parecem visar apenas a morte.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]Would You Rather[/su_heading]
Esse longa possui um seguimento parecido com Jogos Mortais e O Albergue, e apesar de não trazer nada de novo vale a pena ser assistido para quem curte o estilo.
Sua premissa é em um jantar com convidados melindrosamente selecionados no intuito de participarem de um breve jogo em que o ganhador iria levar uma fortuna para casa. A surpresa no entanto, é que o jogo conta com requintes de crueldade.
https://www.youtube.com/watch?v=3LOM5jWD634
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]Presos no Gelo[/su_heading]
É um slasher Norueguês caricato sem nenhum grande diferencial, mas pode ser uma sugestão para quem está carente de filmes do gênero.
A história é sobre um grupo de amigos que resolve esquiar nas montanhas, mas após um acidente eles precisam se hospedar em um Hotel abandonado que esconde um segredo mortal.
[su_heading size=”18″ align=”left” margin=”10″]Extermínio[/su_heading]
Dentro da proposta de apocalipse zumbi, esse filme se consagra por trazer uma circunstância perturbadora e um desfecho bizarro.
A história não é muito diferente da série The Walking Dead, em que o protagonista acorda no hospital em um mundo pós apocalíptico sem quase nenhum humano vivo.