No terceiro dia do Cine PE começamos tendo um incrível debate com as equipes técnicas dos diversos curtas exibidos no dia anterior, cada qual expondo um pouco de seu pensamento e compartilhando suas experiências na produção de cada curta.
Logo em seguida tivemos a entrevista com o diretor e produtor de “Jardim das Aflições”, contando inclusive com a participação de Olavo de Carvalho via Skype, proporcionando um ótimo diálogo sobre a composição dos temas filosóficos do documentário, apesar de que acabaram caindo no tema político e nas polêmicas de Carvalho, algo que parece que não vem agradando a equipe do filme, pois distancia do verdadeiro intuito da obra apresentada.
Durante o período da tarde ocorreram novamente os seminários do Cine PE, dessa vez o assunto foi “Painel: Novos Modelos de Negócios no Audiovisual: Como a soberania do consumor está revendo os conceitos na Produção. Distribuído e Exibição?”, com a presença de Vilma Lustosa, Fernando Dias, Hermes Leal, Cícero Aragón e Márcio Fracarolli, onde foi debatido bastante sobre o futuro do Audiovisual dentro dos novos tempos do streaming e on demand, o que muda no panorama, o que já mudou, como se adaptar e, as possibilidades envolvidas.
A noite da Mostra trouxe os curtas “Aqui Jaz”,trabalho feito quase que inteiramente por Brenda Lígia em um IPhone 5s e “Retratos da Alma”, documentário que trabalha questões espirituais e ambientais utilizando de muito material natural para encontrar o estilo correto da produção, ambos geraram uma enorme repercussão pela forma escolhida para produzirem as obras.
Já nos Longas tivemos; “Los Leones” e “Borrasca”. O primeiro apresentou uma versão nua e crua da vida de um grupo de argentinos em uma ilha, com o foco especial em uma transexual da história, exaltando um convívio natural e cheio de humor no documentário, já no segundo filme, temos um dos melhores trabalhos do festival, com uma produção simples e barata, mas muito bem executada, na qual diálogos afiados são travados entre dois personagens.
O terceiro dia enfrentou mais alguns confrontos políticos mas também idealizou grandes conversas do cinema e apresentou profissionais de alto nível.
Leia Também:
- Cobertura: Cine PE – 1ª Dia
- Cobertura: Cine PE – 2ª Dia
- Confira os filmes selecionados para o “Cine PE 2017”