No primeiro “Gnomeu e Julieta” eles se apropriam da história de William Shakespeare, “Romeu e Julieta” que já foi usada diversas vezes no cinema, mas dessa vez são os gnomos que representam o casal e sua família que não consegue se entender, o jardim da Julieta é vermelho e do Romeu é Azul, ao se apaixonam eles resolvem enfrentar todos os desafios para ficarem juntos ao ritmo de uma excelente trilha-sonora de Elton John, que é praticamente o responsável por fazer essa produção acontecer.

Crítica: Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim

Já na sequência, Gnomeu e Julieta chegam à capital inglesa com seus familiares, e se preocupam em preparar o jardim para a primavera. No entanto, os gnomos de toda a cidade são sequestrados, enquanto o casal enfrenta algumas dificuldades em seu relacionamento. Em meio ao caos, eis que surge Sherlock Gnomes com o seu parceiro Watson, e a busca pelos desaparecidos acaba levando os gnomos e os investigadores para novas aventuras.

Ao longo da história, somos cativados por piadas engraçadas envolvendo os gnomos e a Nanette, o interessante dessa animação é que mostra vários gnomos diferentes uns dos outros. Temos alguns mais gordinhos, uns com umas manias estranhas, mas todos são aceitos da mesma forma, inclusive a Nanette, que é uma sapa, mas vive entre os gnomos e é bem acolhida por eles. Além disso, temos um verdadeiro vilão, Moriaty, o arqui-inimigo do detetive Sherlock que só pensa em si e na sua vingança envolvendo os gnomos.

Nessa sequência, mais uma vez a produção acertou em cheio na elaboração da arte e do design, ao apostar em um visual belo, original, criativo, e agradável, explorando muito bem as variadas texturas e profundidades dos “gnomos de jardim”.

Na dublagem temos os veteranos do primeiro filme, James McAvoy como Gnomeu, Emily Blunt como Julieta e Ashley Jesen como Nanette, mas o destaque mesmo fica para os novatos, Johnny Deep como Sherlock Gnomes e Chiwetel Ejiofor dublando Watson. Vale ressaltar que essa análise é com base no áudio original e não sabemos como ficou a dublagem nacional.

“Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim” é embalado pela trilha sonora marcante de Elton John e as animações que continuaram a evoluir a personalidade de cada um dos protagonistas, criando seu pequeno e mágico mundo através de uma tecnologia que proporciona aos personagens suas convincentes expressões, assim nos levando por uma narrativa carismática e cativante.


Trailer: