Crítica: U311 – Guerra em Alto Mar

A produção ucraniana, U311 – Guerra em Alto Mar acabou de chegar ao Cinema Virtual, revelando um filme de guerra que explora as tensões políticas e sociais durante um evento que ocorreu em 2014.

Baseado em uma história real. Em fevereiro de 2014, durante a ocupação russa na Península da Crimeia, o navio de guerra ucraniano U311 “Cherkasy” e resto da Marinha do país estão bloqueados no Lago Donuzlav, com o caminho para o mar fechado por uma cilada da frota russa.

Sem perspectiva de vitória ou fuga, os navios começam a se render, mas o U311 “Cherkasy”, última esperança de resistência ucraniana na Crimeia, decide permanecer no local e iniciar uma luta corajosa.

A direção de Tymur Yashchenko trabalha bem ao construir o clima de suspense e uma certa tensão ao redor desse ambiente militar contido, explorando tanto as dinâmicas entre os indíviduos no navio trazendo atrito entre eles e uma pressão psicológica que deriva tanto do militarismo como também da própria ocasião geopolítica ao redor deles.

Para construir todo esse ambiente, a direção de fotografia ajuda em desenvolver uma câmera intíma que traz muito do convívio entre os soldados, mas também consegue expor seus conflitos quase como se tivesse documentando a vida real.

Outro belo aspecto da cinematografia é quando ocorrem certas cenas de ação e usam bem o espaço, movimentos e diferentes ângulos para trabalhar bem o cenário e o caos em que estão vivendo e enfrentando, além de servir como um amostra da tensão que havia sendo construída desde o começo do filme.

O elenco trabalha muito bem, mas a produção não se interessa muito em narrativas isoladas e opta muito mais pelo panorma geral dos acontecimentos com o roteiro de Robert Kwilman e Tymur Yashchenko bem mais focado em estruturar uma dinámica realista das relações militares, isso vai tanto de uma certa camaradagem como também os atritos presentes tanto nesse ambiente como em qualquer núcleo de sociedade colocada sob enorme pressão externa.

U311 – Guerra em Alto Mar é angustiante e por muitas vezes visceral, mas traz um registro importante repleto de momentos fortes e um suspense muito bem construído, o filme está disponível no Cinema Virtual.