Crítica: A Pequena Guerreira

Através do Cinema VirtualA Pequena Guerreira foi lançado mostrando uma história que é tanto um drama sobre amadurecimento como também é um registro histórico importante.

Baseado em eventos reais, o filme traz a história de Beans (Kiawentiio Tarbell), uma garota da tribo indígena Mohawk, de 12 anos, que é forçada a amadurecer rapidamente para enfrentar o impasse de 78 dias, ocorrido no Canadá, na década de 90, entre as comunidades Mohawk e as forças do Governo.

Além das situações complexas tão características da adolescência, a menina descobre as dificuldades enfrentadas por usar sua voz para o ativismo e os impactos devastadores do racismo.

O roteiro de Tracey Deer e Meredith Vuchnich trabalha muito bem em duas perspectivas únicas através do olhar de Beans, uma jovem garota que tem que lidar com muitos aspectos sociais e enfrentar injustiças em um período conturbado da puberdade, onde ainda precisa compreender as mudanças que ela mesmo está tendo por seu crescimento e a chegada da maturidade.

Esse lado político que explora o racismo os impactos de usar uma voz ativista funcionam como um plano de fundo para a jornada da personagem, porém conforme o filme prossegue isso ganha cada vez mais importância e e influencia os diversos lados de sua vida.

Kiawentiio Tarbell é a grande força responsável pelo desenvolvimento da trama e também para o envolvimento do público com a produção, ela sintetiza muito bem tudo que Beans está sofrendo em meio a suas mudanças sociais do amadurecimento e ajuda para que possamos nos conectar com tudo que acontece ao seu redor durante esse conflito com as forças do Governo.

A direção de Tracey Deer acerta muito bem no tom que estabelece para a história, pois se assume com um tom jovial de uma garota prestes a amadurecer, mas ao mesmo tempo não tornais banais ou irrelevantes todas as situações complicadas que a família sofre durante o tal impasse dos 78 dias.

A Pequena Guerreira é um filme que explora o lado dos indígenas em todo o processo de conflito e de injustiças históricas sobre uma ótica mais simplista e universal do amadurecimento de uma garota, nos envolvendo em um drama bem estruturado, o filme está disponível no Cinema Virtual.