Crítica: O Advogado

O Advogado é um dos filmes que o streaming Cinema Virtual traz entre os dias 29 de abril e 12 de maio com o “Festival Grandes Momentos – Maiores Sucessos” pelo preço promocional de R$ 19,90.

Em O Advogado, acompanhamos a história de Marius (Eimutis Kvosciauskas), um jovem advogado homossexual que passa a vida em festa com os amigos e correndo atrás de relacionamentos rápidos. Certo dia, seu pai, de quem havia se distanciado, morre. 

O luto se transforma em paixão quando Marius encontra uma conexão inesperada com Ali (Dogac Yildiz), um refugiado sírio que trabalha como stripper virtual.

Esse é um filme que através de uma ótica LGBT de relações nos apresenta uma perspectiva única sobre o vazio e sobre a maneira com que conexões humanas podem dar significado em uma vida, pois ao acompanharmos Marius nós presenciamos a jornada desse advogado que antes mergulhado em relacionamentos breves e fechado em seu círculo de festas, agora precisará enfrentar seu próprio luto e uma certa solidão.

A direção de Romas Zabarauskas trabalha muito bem em conduzir essa narrativa ao desenvolver o personagem buscando conexões e tentando lidar com o fato de ter levado até então uma vida distante de emoções, conforme ele encontra uma saída através da relação aos poucos construída com Ali, um refugiado sírio e stripper que busca uma vida comum mas que jamais quer ser visto como uma vítima. 

No decorrer do filme, o roteiro explora não apenas a crise existencial repentina de Marius como também apresenta  alguns comentários críticos sobre as grandes dificuldades de refugiados LGBT no mundo enquanto cria aos poucos um desenvolvimento desses dois personagens vindos de mundos tão opostos socialmente que se conectam de forma realista e sincera a cada diálogo.

Destaque para as atuações de Eimutis Kvosciauskas e Dogac Yildiz que conseguem transparecer muita honestidade e um realismo na forma como a relação entre Marius e Ali evolui um pouco conforme eles aprendem sobre suas diferenças e sobre suas próprias questões internas.

Talvez se for para apontar um defeito na produção é que esses elementos que a trama aborda sobre refugiados fica um tanto em segundo plano e muito disso se deve a fato que o filme já está muito ligado a visão de Marius, além do próprio estilo de narrativa do diretor que caminha para o lado mais introspectivo,

Contudo, apesar disso, o filme consegue nos entregar uma história emocional sobre um homem perdido em uma vida sem grande profundidade que aos poucos compreende mais do mundo ao seu redor e sobre como deveria seguir em frente na vida.

O Advogado é sobre conexões e distâncias entre pessoas, mas no fim é também sobre como lidar consigo mesmo e cedo ou tarde encarar as mudanças inevitáveis na vida.

Para assistir aos filmes, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em http://www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso.

Os títulos ficam disponíveis durante 72 horas após a compra para até três dispositivos.