Crítica: Tocados pelo Sol

Tocados pelo Sol chegou ao  Cinema Virtual com uma história sobre relações familiares distantes e amadurecimento em jovens.

Claire está de férias com sua irmã Zoe e sua mãe Sophie em um hotel resort no sul da Espanha. Sophie passa os dias na piscina e mostra um mínimo de interesse pelas filhas.

No começo, Claire se apega a sua irmã mais velha Zoe, que misericordiosamente a deixa ir junto. Mas quando Zoe conhece um garoto de sua idade, Claire fica sozinha. Na praia, Claire faz amizade com Amram, um jovem vendedor de praia senegalês. Conforme seu relacionamento se aprofunda, Claire tenta ajudá-lo, mas sem querer acaba tornando sua situação desoladora ainda pior.

A produção trabalhar explorando esse núcleo interno familiar, há uma união e um desejo por relaxarem nesse local da Espanha como uma fuga de suas próprias vidas e da distância angustiante da mãe com as filhas, através disso vamos vendo aos poucos esses personagens se desenvolverem muito mais por interações sutis do que através diálogos expositivos.

O personagem de Amram também é bem crucial para a trama, ele é esse elemento de conexão com Claire que ajuda a se encontrar nesse lugar conforme ambos se envolvem de maneira crua, mas também com muita sensibilidade, apesar de virem de mundos sociais bem diferentes.

A direção de Carolina Hellsgård trabalha muito bem dentro dessa estrutura de história com ambições mais discretas privilegiando em muitos momentos as atuações dos jovens Zita Gaier e Gedion Oduor Wekesa que se mostram extremamente talentosos e com um possível grande futuro no cinema.

O visual do filme também ajuda a narrativa do filme se utilizando de cores sóbrias, mas que explora em muitas ocasiões cores vibrantes que trazem emoções para o público, um trabalho simples e inspirado da direção de fotografia que ainda é capaz de não ter medo em apostar em ângulos interessantes que capturam o coração dessas relações complexas dos personagens.

Tocados pelo Sol é um filme sobre um cotidiano específico que se passa ao longo de alguns dias inesquecíveis, mas graças ao talento do elenco e a forma especial que contam essa história, acaba por nos revelar conexões sensíveis e dramas internos poderosos criados por momentos simples, mas ao mesmo tempo emocionais.

Para assistir, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso. O filme fica disponível durante 72 horas para até três dispositivos.