Crítica: Quem Matou Lady Winsley?

Através do Cinema Virtual, Quem Matou Lady Winsley? foi lançado trazendo uma produção fracensa de comédia e suspense com direção de Hiner Saleem.

Lady Winsley, uma escritora americana, é assassinada em Büyükada, uma ilha do Arquipélago do Príncipe, na Turquia. O inspetor Fergün chega de Istambul para chefiar a investigação e passa a contar com a ajuda da bela Azra, que trabalha no hotel onde aconteceu o crime.

Para descobrir o assassino, Fergün terá que lidar com os diversos segredos que este pequeno recanto do país guarda, de inúmeros tabus e famílias poderosas a conflitos étnicos e tradições ancestrais.

O elenco tem alguns nomes interessantes que dão uma força maior tanto para o mistério como também para o humor que é bem mais frequente no filme, o destaque é maior é claro para a química de Mehmet Kurtulus com Ezgi Mola que é onde floresce algo inesperado e adiciona mais coração ao filme.

A direção de Hiner Saleem toma boas escolhas de como irá contar essa história, a trama poderia muito bem seguida com um tom mais mórbido e tenso, mas o direcionamento dá um charme todo especial com a mistura de comédia francesa típica com história de crimes e mistérios.

Nisso, o roteiro de Thomas Bidegain, Hiner Saleem e Véronique Wüthrich também é bem preciso, pois sabe equilibrar esses dois lados da história e ainda apontar críticas eficazes para uma sociedade conservadora e simplória que tem que lidar com a chegada do inspetor.

Pôde-se dizer que é um filme bem comum em certos pontos, mas acaba tendo um resultado muito melhor do que esperado devido à execução dele, há uma certa direção de fotografia e montagem que valorizam bem as emoções da produção e o próprio ritmo da trama.

Muito mais do que uma trama de mistério é possível fazer leituras dos comportamentos e situações como um bom estudo sobre sociedade, o subtexto e a boa direção e técnicas usadas ajudam nisso e o filme se torna com muito mais camadas do que aparenta tendo até mesmo um certo romance sendo desenvolvido, mas tudo isso sempre envolto nessa abordagem cômica de suspense.

Quem Matou Lady Winsley? é uma história de mistério charmosa e carismática que critica muito bem aspectos da sociedade entre o drama e o humor, além de um oferecer um bom envolvimento do público graças ao elenco competente, o filme está disponível no Cinema Virtual.